Nossas Atividades

Clique ou toque e descubra um pouco do que fazemos

Inserções

O Onda Elétrica no seu colégio.

Experimentos

O Onda Elétrica no seu colégio.

Onda Acústico

O Onda Elétrica no seu colégio.

Jornada Interativa

O Onda Elétrica no seu colégio.

Liga de robótica

O Onda Elétrica no seu colégio.

Grupos de Pesquisa

O Onda Elétrica no seu colégio.

Visitas Técnicas

O Onda Elétrica no seu colégio.

Minicursos e Tutoriais

O Onda Elétrica no seu colégio.

QUEM SOMOS

Descubra um pouco sobre nós

Desmistificar a ciência na sociedade.

O projeto Onda Elétrica – Ciência para a  Comunidade é, ao mesmo tempo, uma iniciativa de cunho social, técnico e científico, cuja finalidade maior é a popularização do conhecimento científico relacionado à engenharia elétrica e áreas afins. Objetiva-se reduzir o notório distanciamento entre a sociedade e o papel da comunidade acadêmica no desenvolvimento científico e tecnológico, tão importante para o desenvolvimento econômico de uma nação.

MISSÃO
Disseminar e desmistificar a ciência na sociedade, através do desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos, contribuindo para o aprendizado dos voluntários.

VISÃO
Aumentar a visibilidade do Onda Elétrica de forma a integrar os membros, captando recursos e contornando as dificuldades atípicas.

COORDENADORES

Conheça a atual gestão

ANA ISABELA

Professora Coordenadora

Thayná Campos

Coordenadora Geral
ondaeletrica.geral@gmail.com

Gabriel Callado

Coordenador Financeiro
ondaeletrica.financeiro@gmail.com

Sofia Cavalcante

Coordenadora de Marketing
ondaeletrica.marketing@gmail.com

YURI ARGOLO

Coordenador de Contatos
ondaeletrica.contatos@gmail.com

CALÉO MENESES

Coordenador de Projetos e Desenvolvimento ondaeletrica.pd@gmail.com

DEPOIMENTOS

Veja o que falam da gente por aí

O Onda Elétrica é um projeto especial na medida em que abre as portas da Universidade, desmistificando a engenharia e o saber. Como recompensa, o seus integrantes consolidam conhecimentos técnicos, ampliam a noção de cidadania e recebem o mais rico dos prêmios, o sorriso de gratidão.

Tito Luis Maia  Santos

Professor Engenharia Elétrica da UFBA

O Onda Elétrica desempenha papéis importantes na Escola Politécnica e na sociedade. Na Escola Politécnica, é um dos projetos de extensão mais atuantes, e faz com que os alunos que participam dele sejam mais motivados no curso e integrados na vida universitária, além de contribuírem muito com a administração da Poli. Na sociedade, o projeto destaca-se por levar aos alunos do ensino médio e fundamental os conceitos de física, ciências e engenharia elétrica de forma lúdica e simples, os motivando para o conhecimento. Aproveito a oportunidade para agradecer a contribuição de vocês à Escola Politécnica. Parabéns e muito obrigada!

Tatiana Bittencourt  Dumêt

Diretora da Escola Politécnica da UFBA

O Onda Elétrica significa a esperança de compaixão, humanidade e inspiração para a engenharia elétrica. A minha curta história na entidade me proporcionou aprendizados e marcas que carrego e influenciam meus atos, até hoje, e esta onda continuará em mim e nas pessoas que estão a minha volta, como um ciclo benéfico e eterno do mais puro bem.

Manoelito Filho

Ex – membro

O Onda Elétrica é um projeto simplesmente encantador. Embasado no altruísmo e na cooperação mútua, o Onda Elétrica torna a Universidade mais próxima da Sociedade, desmistifica a Engenharia e consegue despertar em jovens o interesse pelas ciências exatas. O projeto oferece a estudantes de diferentes classes sociais, o acesso à informação, de maneira lúdica e divertida, mas sem perder a seriedade. Através do Onda Elétrica estes estudantes têm a oportunidade de ultrapassar os muros da Universidade e se sentirem acolhidos pela mesma. Isso é transformador. Os estudantes da UFBA que participam do Onda Elétrica desenvolvem ações que contribuem para uma formação mais crítica e humanística na Engenharia, pautada na solidariedade, cooperação e ética. Tive a oportunidade de participar de algumas edições do Onda Elétrica e esta experiência singular só fez aumentar meu encantamento pela filosofia do projeto. O Onda Elétrica trata-se de uma forma encantadora de contribuir para um futuro melhor.

Luciana Martinez

Professora Engenharia Elétrica da UFBA

O Onda Elétrica é, para mim, um pouquinho mais do que ele é para os alunos abrangidos pelo projeto. Ao trabalhar na entidade, percebi que a cada apresentação que fazíamos para alunos eu era quem mais aprendia. E foi assim que o Onda Elétrica mudou a minha vida: me dando, pouco a pouco, lições de humanidade. O Onda Elétrica me mostrou que o mundo é muito maior do que enxergamos, que a engenharia vai muito além dos cálculos e que o sonho está sempre presente. Hoje, ao olhar para trás, vejo quantas inserções, oficinas, palestras e jornadas foram realizadas. E ao olhar para o lado, vejo futuros colegas de profissão que foram encorajados, estimulados ou até mesmo apresentados ao mundo da engenharia pelo Onda Elétrica. Isso me enche de orgulho, admiração e respeito por essa entidade.

Beatriz Barbosa

Ex – membro

No ano de 2003, a amiga e colega Milena Moreira buscou apoio e orientação junto a Representação Estudantil de Eng. Elétrica para montar um projeto social que aproximasse a Universidade e Comunidade Externa por meio da ciência e engenharia. Na época, todos os representantes já estavam sobrecarregados de atividades, então foi dada a orientação para que ela montasse um novo grupo com estudantes voluntários interessados, que amadurecesse bem a ideia, o foco, a missão e as ações do projeto social e que buscasse o apoio de um professor com o perfil adequado para o empreendimento. Foi assim que os outros amigos e colegas Cecília Martins, Cícero Santiago, Islan Peterson, Mariana Cruz, Maurício Tokimatsu, Paula Seixas entre outros e a Professora Dra. Ana Isabela se envolveram e definiram adequadamente o projeto social e a representação estudantil forneceu total apoio para que este projeto fosse aprovado como atividade de extensão oficial junto ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFBA. O projeto social veio a se tornar o maravilhoso “Onda Elétrica” de 2004 até o presente. E neste contexto, tive a grande felicidade de ser o representante estudantil que forneceu as orientações e apoios iniciais para a implementação desta importante ação social estudantil, que vem trazendo tanto orgulho e sentimento de realização à comunidade acadêmica de elétrica por tanto tempo.

José Alexandre

Ex – membro

Fale COnosco

Para dúvidas, marcar inserções, críticas, sugestões ou algo mais.

Uma Atividade de Extensão

Apoio

Escola Politécnica da UFBA – R. Prof. Aristídes Novis, 2 – 1° Andar – Federação, Salvador – BA, 40210-630

ondaeletrica.contatos@gmail.com

(71) 3283-9616