Maior turbina eólica do mundo

 

Todos sabemos que a energia eólica é a captação dos ventos por turbinas de aerogeradores que se movem e transformam a energia cinética desse movimento em energia elétrica limpa e renovável. A China lidera essa produção, gerando mais de 60 gigawatts em apenas um ano. Entretanto, foi na Dinamarca que foi implantada a maior turbina eólica do mundo.

A V164-8 tem um diâmetro do rotor de 164 metros e pode gerar cerca de 8 megawatts de eletricidade, utilizando o vento de uma área de 21.124 m2. Assim, seria possível, com apenas uma turbina, gerar a quantidade de energia que, hoje, é gerada por várias menores, solucionando, então, questões sobre custo e gasto de materiais que acabam impedindo a energia eólica de se expandir ao redor do mundo. Isso porque a base onde fica instalado o gerador tem 8 metros de altura, 8 metros de largura e 20 metros de comprimento, pesando 390 toneladas. Cada lâmina da hélice mede cerca de 80 metros de comprimento e pesa 35 toneladas. Além disso, área varrida de mais de 21.000 m2, equivalente a três campos de futebol, aumenta a quantidade de energia captada, enquanto reduz os custos, permitindo que os clientes precisem de menos turbinas para gerar a mesma quantidade de energia elétrica.

No Brasil, embora atualmente a energia eólica não seja tão utilizada como a hidroelétrica, por exemplo, o país possui um dos maiores potenciais em recurso de ventos e, por isso, sua utilização tende a crescer cada vez mais.

Referências:

LINKED IN. Flashes sobre a Geração de Energia Eólica do Brasil. Disponível em <https://pt.linkedin.com/pulse/flashes-sobre-gera%C3%A7%C3%A3o-de-energia-e%C3%B3lica-do-brasil-pessoa-1>. Acesso em jan. 2018.

ENERGIA EÓLICA. Energia Eólica no Mundo. Disponível em <https://evolucaoenergiaeolica.wordpress.com/energia-eolica-no-mundo/>. Acesso em jan. 2018.

PORTAL METÁLICA. V 164-8, o maior gerador eólico do mundo já esta em funcionamento. Disponível em <http://wwwo.metalica.com.br/v-164-8-o-maior-gerador-eolico-do-mundo-ja-esta-em-funcionamento>. Acesso em jan. 2018.

SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA SOLAR TERMOSOLAR E EÓLICA. Maior Turbina Eólica do Mundo. Disponível em <http://solventoenergia.blogspot.com.br/2014_02_08_archive.html>. Acesso em jan. 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *