Carros híbridos

(Imagem: Reprodução – http://blog.carlider.com.br/2016/09/16/carro-hibrido/)

Os carros híbridos começaram a ser comercializados no Japão em 1997 pela Toyota e diferente dos automóveis mais conhecidos cuja a única fonte de energia é o motor de combustão interna, os automóveis híbridos, de modo geral, são constituídos de 2 motores. Um motor é o de combustão interna que, majoritariamente, possui a gasolina como combustível e o outro trata-se de um motor elétrico.

Essa combinação entre os dois motores acarreta numa economia de combustível substancial afinal, não é apenas o motor de combustão interna que fica responsável pela dissipação de potência pois, em determinadas situações onde o motor elétrico é suficiente, como em engarrafamentos, o motor de combustão não precisa ser utilizado.

Além da divisão em relação à dissipação de potência, outro fator que contribui para a economia de combustível é a frenagem regenerativa onde uma parcela da potência dissipada pelos freios, que é de natureza eletromagnética, transforma em energia elétrica a energia cinética.

Apesar dos carros híbridos possuírem, em geral, os mesmos componentes, existem tipos desses automóveis que se diferem na disposição dos componentes e do modo como eles são utilizados. Esses tipos são: Série, paralelo e misto. Os automóveis em série possuem os motores interligados, onde o motor de combustão interna é responsável somente pela alimentação do motor elétrico, por outro lado este motor é responsável pela tração das rodas.

Nos híbridos em paralelo os dois motores são responsáveis pela tração das rodas, mas somente um possui a função principal de locomover o veículo, de modo que o outro serve de auxílio. Já nos carros híbridos mistos, os motores podem agir tanto de forma isolada quanto de forma simultânea na tração das rodas.

Referências:

Car Lider. Como funciona o carro híbrido. Disponível em <http://blog.carlider.com.br/2016/09/16/carro-hibrido/>. Acesso em mar. 2018.

Kelley Blue Book. Carros hibrídos: vantagens e desvantagens. Disponível em <https://kbb.sapo.pt/detalhes-noticia/carros-hibridos-vantagens-e-desvantagens/?ID=66>. Acesso em mar. 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *